Contagem regressiva...

Created by Wedding Favors

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A pedidos: Receitas e dicas de Bem-Casado

Como prometido, começo hoje a atualizar as novidades!
No outro post, recebi um pedido especial da receita do bem-casado e prometi postar com as fotos, mas como não achei cópias delas comigo, vou postar sem fotos por enquanto.
A receita que uso é do Pão-de-ló de leite quente ou o de água quando são poucos (quando fiz o teste dos meus, por exemplo), porém se a demanda for grande eu uso uma mistura pronta pra Pão-de-ló da Arcolor ou da Bungee (essa vem mais, 5k num pacote). Se vocês tiverem medo de errar, podem fazer com essas duas misturas que eu garanto que não tem erro! É como fazer bolo de caixinha, até de ponta cabeça dá certo!!! kkkk
O segredo para os dois modos é um só: retirar a pele dos ovos e bater muito, mas muito mesmo eles. Uso os ovos inteiros e bato até dobrarem de volume e ficar uma mistura fofa e branca! Observem bem esse ponto! ;-)


Aqui vão as duas receitas:




  • Pão-de-ló de leite quente



6 ovos inteiros (gemas sem pele de preferência)
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara de leite quente
4 colheres (sopa) de manteiga derretida


Modo de fazer:
Bata os ovos com o açúcar até dobrar de volume e ficar branquinho como eu disse, acrescente a farinha e o fermento aos poucos (se tiver paciência de peneirar é melhor) e não bata, e sim misture com o próprio batedor da batedeira ou outro, incorporando suavemente a farinha à massa.
Por último acrescente o leite quente aos poucos misturado com a manteiga.
Para assar, coloque uma parte da mistura em uma forma forrada com papel manteiga (é melhor pra fazer esses doces porque não forma "casca grossa" embaixo) na quantidade de 1 dedo e meio (+- 2cm de massa) em forno 180 a 200 graus (deixe baixo mesmo e fique de olho, ele demora um pouquinho pra assar).
Assadeira 25 cm ou 30 cm de diâmetro, ou use uma própria para rocambole que dá a medida certa. Esta receita rende pra fazer uma forma grande e uma pequena, com uma média de 40 a 50 doces.


Depois de assados, espere esfriar e corte os círculos com cortador tamanho 5,5cm de diâmetro ou com uma xícara de café, forminha para pão de mel nº1, o que você achar em casa! Corte ao meio cada um, ou junte duas partes se quiser mais alto.
Recheie com o doce de leite de sua preferência e banhe na calda de açúcar, passe no açúcar de confeiteiro se quiser.


Calda de açúcar:


1/2 litro de água
1/2k de açúcar comum ou cristal (eu fiz com comum)
Ferver até o ponto de fio (quando ao invés de pingar a clada escorre pela colher)


Deixe amornar e mergulhe rapidamente cada lado do doce. Ponha numa grelha pra secar e embale (vou fotografar o passo a passo da embalagem). A calda vai endurecendo conforme vai esfriando, é só voltar ela pro fogo e se necessário, acrescente mais um pouco de água.

  • Pão-de-ló de água




3 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
12 colheres (sopa) de água
6 ovos
1 colher (sopa) fermento em pó


Proceda da mesma forma acima, com a diferença que não necessita ferver a água! rs
Esta receita sai mais em conta e funciona da mesma forma.



  • Na mistura pronta:

Proceda como descreve a embalagem, não tem erro, porém eu prefiro proceder da mesma forma, batendo primeiramente os ovos (nesse caso sem açúcar) até dobrar de volume e depois acrescentar a massa!


Congelamento:
Você pode congelar os doces antes de passar na calda, embalando cada remessa em papel filme e depois descongelar por 4 horas e banhar, porém tive medo do bolo endurecer. Mas vi e fiz, de congelar já pronto e depois só embalar! Você escolhe!


Ando pensando em dois sabores pra testar, creme e essência de laranja e doce de leite com côco...vou testar e conto pra vocês!
Espero ter ajudado e se alguém se aventurar, me conte!!!

Bjss

7 comentários:

  1. Eu adoro esse docinho!!
    Mas acho q ñ me arrisco, prefiro passar a vez para a mamãe, hehhee

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi linda! Vc falou que tinha essa receita mas minha tia faz pra fora. Então deve ter sua receitinha especial. Agora, caso eu ache que ela fará poucos, vou me aventurar na sua.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ate que enfim a tão famosa receita em amiga....kkkk
    So fiquei meio confusa no ponto da calda, vou aguardar as fotinhas...
    Ah! e obrigada pelo seu carinho, estou muuiito feliz mesmo, e sei que amigas assim como vc, sentem essa felicidade comigo...
    bjkas de carinhoooo

    ResponderExcluir
  4. com a mistura de bunge 5kg rende quantos bem casados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alyne! Olha...como ja tem uns 3 anos rsrs...nao me lembro exatamente o rendimento. Mas acho q com 1k eu fazia aproximadamente 60 bem casados...fazendo a massa fina. Com 5 deve render perto de 300...mas nao tenho certeza. Obrigada por comentar! Bjs

      Excluir
    2. Oi Alyne! Olha...como ja tem uns 3 anos rsrs...nao me lembro exatamente o rendimento. Mas acho q com 1k eu fazia aproximadamente 60 bem casados...fazendo a massa fina. Com 5 deve render perto de 300...mas nao tenho certeza. Obrigada por comentar! Bjs

      Excluir