No outro post, recebi um pedido especial da receita do bem-casado e prometi postar com as fotos, mas como não achei cópias delas comigo, vou postar sem fotos por enquanto.
A receita que uso é do Pão-de-ló de leite quente ou o de água quando são poucos (quando fiz o teste dos meus, por exemplo), porém se a demanda for grande eu uso uma mistura pronta pra Pão-de-ló da Arcolor ou da Bungee (essa vem mais, 5k num pacote). Se vocês tiverem medo de errar, podem fazer com essas duas misturas que eu garanto que não tem erro! É como fazer bolo de caixinha, até de ponta cabeça dá certo!!! kkkk
O segredo para os dois modos é um só: retirar a pele dos ovos e bater muito, mas muito mesmo eles. Uso os ovos inteiros e bato até dobrarem de volume e ficar uma mistura fofa e branca! Observem bem esse ponto! ;-)
Aqui vão as duas receitas:
- Pão-de-ló de leite quente
6 ovos inteiros (gemas sem pele de preferência)
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara de leite quente
4 colheres (sopa) de manteiga derretida
Modo de fazer:
Bata os ovos com o açúcar até dobrar de volume e ficar branquinho como eu disse, acrescente a farinha e o fermento aos poucos (se tiver paciência de peneirar é melhor) e não bata, e sim misture com o próprio batedor da batedeira ou outro, incorporando suavemente a farinha à massa.
Por último acrescente o leite quente aos poucos misturado com a manteiga.
Para assar, coloque uma parte da mistura em uma forma forrada com papel manteiga (é melhor pra fazer esses doces porque não forma "casca grossa" embaixo) na quantidade de 1 dedo e meio (+- 2cm de massa) em forno 180 a 200 graus (deixe baixo mesmo e fique de olho, ele demora um pouquinho pra assar).
Assadeira 25 cm ou 30 cm de diâmetro, ou use uma própria para rocambole que dá a medida certa. Esta receita rende pra fazer uma forma grande e uma pequena, com uma média de 40 a 50 doces.
Depois de assados, espere esfriar e corte os círculos com cortador tamanho 5,5cm de diâmetro ou com uma xícara de café, forminha para pão de mel nº1, o que você achar em casa! Corte ao meio cada um, ou junte duas partes se quiser mais alto.
Recheie com o doce de leite de sua preferência e banhe na calda de açúcar, passe no açúcar de confeiteiro se quiser.
Calda de açúcar:
1/2 litro de água
1/2k de açúcar comum ou cristal (eu fiz com comum)
Ferver até o ponto de fio (quando ao invés de pingar a clada escorre pela colher)
Deixe amornar e mergulhe rapidamente cada lado do doce. Ponha numa grelha pra secar e embale (vou fotografar o passo a passo da embalagem). A calda vai endurecendo conforme vai esfriando, é só voltar ela pro fogo e se necessário, acrescente mais um pouco de água.
- Pão-de-ló de água
3 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
12 colheres (sopa) de água
6 ovos
1 colher (sopa) fermento em pó
Proceda da mesma forma acima, com a diferença que não necessita ferver a água! rs
Esta receita sai mais em conta e funciona da mesma forma.
- Na mistura pronta:
Proceda como descreve a embalagem, não tem erro, porém eu prefiro proceder da mesma forma, batendo primeiramente os ovos (nesse caso sem açúcar) até dobrar de volume e depois acrescentar a massa!
Congelamento:
Você pode congelar os doces antes de passar na calda, embalando cada remessa em papel filme e depois descongelar por 4 horas e banhar, porém tive medo do bolo endurecer. Mas vi e fiz, de congelar já pronto e depois só embalar! Você escolhe!
Ando pensando em dois sabores pra testar, creme e essência de laranja e doce de leite com côco...vou testar e conto pra vocês!
Espero ter ajudado e se alguém se aventurar, me conte!!!
Bjss